domingo, 3 de outubro de 2010

COMO FAZER UM RELATÓRIO (203, 204, 205, 206)

COMO FAZER UM RELATÓRIO

SANTA CATARINA, SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRACAO. DIRETORIA DE PATRIMONIO E DOCUMENTACAO. Padronização e redação dos atos oficiais. Secretaria de Estado da Administração, Diretoria de Patrimônio e Documentação. 2ª Ed. Florianópolis: SEA, 2003.

É o documento oficial que expõe ou narra, de forma concisa, clara e objetiva, um fato ou uma atividade desenvolvida com discriminação de todos os aspectos pertinentes à atividade relatada.
Para redigir um bom relatório, não basta relatar os fatos. Ele deve ser objetivo, informativo e apresentável. O relatório constitui um reflexo de quem o redige; espelha sua capacidade de investigação ou de descrição.
O tema deve ser direcionado aos esclarecimentos que se façam necessários à perfeita compreensão do assunto tratado. A análise deve ser objetiva e imparcial. O relator registra fatos relacionados com o tema, abstendo-se de divagações ou apreciações de natureza subjetiva. Quando fizer necessário, o relatório poderá ser ilustrado com tabelas, gráficos, fotografias e outros elementos que possam contribuir para o perfeito esclarecimento dos fatos. Esses elementos podem ser colocados no corpo do relatório ou, se muito numerosos, em forma de anexo.
Existem vários tipos de relatórios, que são classificados conforme a sua finalidade.

A) Normas para a elaboração
Se o tipo de relatório a ser elaborado dispuser de formulário pré-impresso, o relator deverá ter o cuidado de adequar as informações aos respectivos campos.
Se o relatório é descritivo, seguirá o modelo apresentado na seção D. Seu autor deverá ter o cuidado de incluir as partes obrigatórias e selecionar as partes opcionais que a matéria requerer.

B) Tipos de relatório
O relatório pode ser: de gestão; de inquérito; de rotina e inspeção; conclusivo; de pesquise; de tomada de contas; e relatório-roteiro.
O relatório de pesquisa é preparado pelo pesquisador ao termino de um trabalho de pesquisa. Esse relatório é destinado ao estabelecimento de fatos e conclusões, com uma determinada finalidade. Pode referir-se a pesquisa de campo, de laboratório ou de gabinete.

C) Postura Previa do redator
Ao escrever o relatório deve-se procurar, antes, determinar os verdadeiros objetivos. Antes de iniciar o trabalho, deve-se perguntar a si mesmo:
-Por que devo escrever esse relatório?
- Quem irá lê-lo?
-O que devo escrever?
-De que partes deve constituí-lo?

D) Componentes de relatório

Capa
Deve conter logotipo e nome da instituição, título do relatório, local em que foi elaborado e data da emissão.

Folha de rosto
Deve conter as mesmas informações trazidas na capa, acrescidas do nome do responsável, além de outras informações, como nome da equipe.

Apresentação
É uma referência à disposição ou ordem superior que motivou ou determinou a elaboração e apresenta breve histórico da finalidade do relatório.

Sumário
Constituirá pagina própria e será formalizado ao termino do trabalho. Inclui títulos e subtítulos das partes que compõe o relatório com a respectiva página. A pagina possui três divisões: uma à esquerda com a numeração das divisões, a da direita com a respectiva pagina e a central com os títulos e subtítulos.

Lista de ilustrações
É a relação de tabelas, quadros e figuras constantes de um relatório.

Corpo do relatório
Constitui-se de elementos textuais- introdução, desenvolvimento e conclusão- cujo conteúdo obedece a um critério lógico de exposição, partindo do abrangente para as particularidades:
Introdução- constitui-se de breve histórico do relatório já elaborado, que leva o leitor à compreensão precisa do assunto, pela ciência imediata do foco de seu conteúdo. È redigida quando o relatório já esta concluído;
Desenvolvimento- è a parte mais importante do texto propriamente dito. Por isso, ao redigi-lo, é imprescindível observar o raciocínio lógico e a clareza na explanação do assunto. Pode estar dividido em capítulos;
Conclusão- descrito os fatos, feita a respectiva apreciação e apresentação dos argumentos, o relatório deve ser concluído, apresentando as conclusões a que se chegou o autor, sugestões de melhoria ou mudanças de rotinas, normas, procedimentos, ou ainda, recomendações sobre medidas a serem adotadas, em decorrência do que foi constatado ou concluído. Essas sugestões ou recomendações devem ser precisas,praticas e concretas, relacionadas com a analise feita. Ao final do relatório deve-se indicar a data de conclusão, seguida pela assinatura do responsável.

Glossário
É opcional. Constitui-se da relação de palavras ou expressões de uso restrito ou de sentido obscuro, acompanhadas das definições básicas.

Referências
São indicações precisas e minuciosas que permitem a indicação de publicações, fontes eletrônicas e outras, no todo ou em parte, utilizadas para a elaboração do texto. Sua elaboração deve seguir a NBR-6023, da Associação Brasileira de Normas e Técnicas – ABNT.

Anexos
Estão condicionados à necessidade. Constituem-se do material que complementa a descrição do relatório como: Organogramas, mapas, tabelas, gráficos, fotografias, entre outros. São numerados seqüencialmente e recebem título.

Contracapa
Constitui-se de uma folha em branco, acrescida no final do relatório, conferindo-lhe acabamento.

sábado, 2 de outubro de 2010

Previa do roteiro de saida de campo turmas 203,204,205,206

Obs: esse documento ainda não é oficial


LEMBRETE: Levar máquina fotográfica, caneta e caderno de anotações. As informações e imagens levantadas serão utilizadas no relatório.

NOMES: ....................................................................................
TURMA: ( )203 ( )204 ( )205 ( )206
LOCAL:....................................................... DATA:.................
DURAÇÃO DA ATIVIDADE:...............................................................

SUGESTÃO DE QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO:
1)Quando e como surgiu o Museu do Lixo?
2) Em relação ao modo de ocupação da área, como era seu uso no passado em relação ao presente? Questionar sobre o tipo de vegetação e a poluição da água e solo.
3) O que se faz no Museu do Lixo?
4) Quais processos de tratamento pode se observar no lugar? Questionar sobre: reciclagem, compostagem, incineração, aterro e lixão. Se possível, obtenha informações sobre cada um deles.
5) Observar os produtos que chegam para a reciclagem. Cite os materiais e verifique os que possuem maior valor no mercado.
6) Questionar a destinação do material descartado, lixo eletrônico e hospitalar.
7) Qual a importância dos catadores de lixo? A COMCAP faz campanhas de conscientização para a coleta seletiva?
8) O que lhe chamou mais atenção na visita?
9) Adicionar informações que vocês acharam interessantes.
10) Fazer registros fotográficos.
11) Faça uma reflexão sobre o que vocês viram na visita de campo e o cotidiano. O que podemos fazer para termos uma sociedade mais sustentável?